sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dia de Nossa Senhora do Rosário

Hoje, dia 07 de outubro, temos a alegria de comemorar a festa de Nossa Senhora do Rosário! Este foi o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos. Na ocasião, Nossa Senhora entregou a ele um rosário dizendo que esta seria uma poderosa arma de conversão. Desde então, com a prática desta oração a pedido de Nossa Senhora, São Domingos começou a combater as heresias daqueles que desafiavam a igreja católica. Foi o Papa V, de origem dominicana, quem incentivou oficialmente que a oração do Rosário virasse um hábito, sendo feita em família.
Assim, a devoção nasceu no período medieval e simbolizava uma coroa de rosas que teria sido oferecida à Virgem Maria como expressão de amor e piedade dos fiéis cristãos. A recitação do Rosário, oração da devoção mariana, nos remete à meditação dos mistérios da vida de Jesus e da tradição da igreja. Cada Ave Maria é uma rosa oferecida por nós à nossa Mãe, com carinho e esperança. Assim, ao rezarmos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.
Em muitas aparições de Maria Santíssima Ela pede, ensina e reza junto a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e em tantas outras. Uma das coisas mais bonitas é pensar que esta é uma oração que veio do céu: foi o próprio Jesus quem nos ensinou o Pai Nosso e o anjo Gabriel juntamente com Santa Isabel recitaram o que veio a ser a Ave Maria.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V, como ação de graças pela prodigiosa vitória de Lepanto, obtida em 1571 pela armada católica, comandada por D. João d’Áustria, contra os turcos maometanos. O Papa havia ordenado que se rezasse o Rosário pedindo essa vitória que parecia impossível.
A bela devoção de rezar a grinalda de duzentas rosas a Maria é rezada praticamente em todas as línguas e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros papas nos recomendaram essa poderosa e singela oração com a qual, através da Virgem Maria, alcançamos muitas graças! Que tal comemorar o dia de Nossa Senhora do Rosário rezando o seu terço?
E Venha participar conosco dessa festividade, serão quatro dias de festa. As comemorações iniciaram ontem 06 de setembro e segue ate domingo dia 09.

Traga sua família e viva a Nossa Senhora do Rosário