segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Comunicado Paroquial

Estimado(a) Coordenador(a) Paroquial de Pastoral e/ou de Ministérios, Coordenador(a) Pastoral de Comunidade, Coordenador(a) de Liturgia de Comunidade, Coordenador(a) de Ministérios na Comunidade, devotos e paroquianos, boa tarde!

Estamos começando o mês de fevereiro. Na verdade, o ano de 2017 está começando agora. Nossos dois vigários, Pe. Miguel e Pe. Jomêr estão de volta do retiro e das férias. Pe. Carlos Viana também já regressou e retoma aos seus trabalhos junto so SEDAC na Coordenação do Curso de Teologia e já começa procurando a equipe de Coordenação da Catequese a nível paroquial para organizar o ano, mas, já começou a trabalhar na Assessoria Paroquial da Catequese quando assumiu a formação dos Agentes de Pastoral do Batismo, que não pôde acontecer no domingo passado porque faleceu o irmão de nossa querida Adenir, da Comunidade Santa Edwiges, Coordenadora da Pastoral Paroquial do Batismo. Também chegou das férias a Ir. Célia Bispo, Superiora das Irmâzinhas, que assumiu o compromisso de colaborar conosco na Assessoria da Pastoral da Liturgia a nível de Paróquia, e já organizou o planejamento das atividades de formação para o ano de 2017. Enfim, este ano promete ser um ano de muito trabalho pastoral. As pessoas estão animadas e isso é muito bom!

A Comunidade Nossa Senhora do Carmo está, pouco a pouco, assumindo os cuidados da antiga escolinha. A ideia é de que façamos um remanejamento: as várias comissões de festas vão ter uma Secretaria específica, a Secretaria da Comissão de Festas da Paróquia, que estará responsável por organizar, sistematizar, fazer ofícios, e tudo o necessário para prover a assistência que as comissões de festas necessitem e evitar criação de tumulto na secretaria da paróquia, o que poderia provocar um atendimento insuficiente aos paroquianos de modo geral e às comunidades. Essa mudança ajudaria a desocupar as atuais salas que são utilizadas como depósitos de material das comissões de festas, permitindo, assim, que sejam utilizadas para a catequese em seus diversos níveis e para as ações pastorais de modo geral que tanto necessitamos na área de nossa Igreja Matriz.

Quanto à novela da liberação das obras de reforma do salão da Cozinha de São Benedito, o IPHAN está para emitir um documento de liberação da obra. Durante a semana recebemos a visita de dois engenheiros da Secretaria de Cultura do Estado do Mato Grosso. Nesta visita, os técnicos inspecionaram as instalações da Igreja e verificaram que a denúncia que receberam era vazia, pois, a reforma não era da Igreja e sim do telhado do salão da cozinha. Os técnicos estiveram em contato com o Arquiteto Libânio Neto, quem ficou de entregar para eles e para o IPHAN, uma planta que especificasse o tipo de intervenção que estava sendo realizada na obra do salão da cozinha, já que o material apresentado anteriormente havia sido de toda a reforma do salão, mas, que, para o momento, vamos mexer somente no telhado, já que a Paróquia não possui recursos para fazer tudo agora.

Também informo que começamos a abrir a igreja do Rosário mais cedo nas quintas-feiras: às 16:30. Durante este período vamos manter sempre sacerdote para acompanhar confissões e também deixar um som ambiente que propicie a oração e a preparação para a Eucaristia. Ontem tivemos a alegria de receber um grupo que dinamizou esse momento, que foi o da Renovação Carismática com um Grupo de Oração liderado por Sandra, da Comunidade São João Batista - Centro. Os que se fizeram presentes gostaram muito. Foi um momento de louvor e agradecimento a Deus por tantos bens recebidos. Agradecemos a Sandrinha e ao Grupo de Oração que trouxe o Ministério de Música e animou essa experiência em nossa Igreja Matriz, e esperamos que hajam outros momentos assim como este!

No próximo dia 11 de fevereiro estamos planejando uma grande assembleia com a participação de, pelo menos 150 pessoas no salão paroquial a partir das 14:00. A ideia é iniciarmos uma reflexão sobre a Paróquia e suas 23 Comunidades em vistas do futuro. Os 300 anos de Cuiabá estão chegando e é necessário pensar o futuro. Nesta grande reunião queremos dar início a um grupo de trabalho que se chamará de "Amigos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito".

Nosso programa de rádio está acontecendo sempre das 7:00 às 08:00 da manhã. Queremos ver se constituimos a Pastoral da Comunicação para torná-lo ainda mais animado e que responda aos anseios de nossos ouvintes e, principalmente, aos paroquianos. Já entrei em contato com algumas pessoas, dentre elas a Alice, da Comunidade Cristo Redentor, que é jornalista e tem ajudado a dar visibilidade às atividades da Comunidade Cristo Redentor. Queremos constituir, primeiro, um pequeno grupo de 5 a 6 pessoas para ir organizando esta pastoral tão importante no trabalho de divulgação das atividades e de integração de nossa Paróquia.

Agora deixo com você a Pedagogia Litúrgica do mês de fevereiro e, em seguida, o subsídio para a preparação da liturgia do domingo.

Que nosso Bom Deus, por intercessão de nossos Santos e Santas Padroeiros, possa abençoar a você e toda a sua família.

Fraternalmente, Pe. Marco Antonio, SJ - Pároco - Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.