quinta-feira, 30 de março de 2017

Coleta Nacional de Solidariedade

Meu querido Irmão e querida Irmã, a paz esteja com você!
Estamos chegando quase ao fim da nossa caminhada quaresmal. Um tempo litúrgico muito rico e propício para refletir e ressignificar a vivência cristã.
Aqui no Brasil, temos o costume de refletir alguma temática urgente e necessária para nossa Igreja e para o planeta que habitamos. Neste ano, estamos refletindo sobre o importante cuidado com a Criação (variedades de plantas, animais, climas e povos nativos). A CF com o tema: “Fraternidade, Biomas brasileiros e Defesa da Vida” vem salientar a importância da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e o Pantanal, para a nação brasileira e para o mundo. Afinal, se não cuidarmos destes presentes de Deus, o que restará para as futuras gerações? Cuidar dos biomas é uma ação de fé e cidadania!
No dia 09 de abril, Domingo de Ramos, realizaremos a COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE, como um dos gestos concretos de nossa Campanha da Fraternidade. A Cáritas Brasileira, um organismo da CNBB, diz que: O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS) nasceram a partir da reflexão e da constatação das dificuldades enfrentadas pelos grupos comunitários para obtenção de financiamentos para seus empreendimentos locais, baseados em suas necessidades, práticas e culturas”.
Sendo assim, esta coleta tem a finalidade de ajudar os projetos sociais de nossa Igreja. Do montante arrecadado, 60% vão para o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (ou seja, projetos da Arquidiocese), e 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade (projetos nacionais).
Quero informar a você, que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito já foi assistida por este FUNDO ARQUIDIOCESANO DE SOLIDARIEDADE, para os projetos sociais “Fé e Alegria” e “Associação Resgatando Cidadania”, comprovando que vale a pena ajudar.
Para clarear, apresento os dados reais destas valiosas ajudas:

- Em 2010, R$ 10.229,76 foi destinado a “Associação Resgatando a Cidadania” com objetivo de adequação de sala para estação digital. Naquele mesmo ano, R$ 7.999,94 foi destinado também para instalação de banheiros na Casa de Recuperação de dependentes químicos;
- Em 2011, foi solicitado R$ 16.066,29 para estruturar a cozinha e alojamentos da Casa de Recuperação;
- Em 2012, R$ 5.250,00 foi destinado para a troca dos telhados do “Centro Integrado de Criança e Adolescente” administrado pela “Fé e Alegria”, e R$ 8.542,72 foi destinado para instalação dos equipamentos para a cozinha da Casa de Recuperação;
- Em 2013, a “Associação Resgatando Cidadania” foi assistida com R$ 4.132,04 para o curso de corte e costura, a fim de gerar renda aos internos;
- Em 2014, R$ 7.208,12 foi destinado para a construção de quatro alojamentos, a fim de garantir melhores condições aos internos da Casa de Recuperação;
- Em 2015, R$ 6.750,00 para o projeto “Formação Humana Psicológica e Espiritual” aos internos desta Casa de Recuperação.

As ajudas não param por aqui. Vários projetos de outras Paróquias também foram assistidos. De 2010 a 2016, mais de 85 projetos foram aprovados em nossa Arquidiocese.
Por isso, pedimos a sua ajuda nesta tarefa. Some-se a nós nesta caminhada de solidariedade!

Deus te abençoe,

Willian Dias – Coordenador Paroquial da CF 2017