sexta-feira, 24 de março de 2017

Matéria da Obra de reforma da cozinha em Nossa Paróquia em destaque na TV

Hoje, no jornal MTTV 1ª Edição e também na 2ª Edição, foi veiculada uma matéria onde apresentava ao público em geral as razões pelas quais as obras de Reforma da Cozinha de São Benedito estão paradas. Lamentavelmente a entrevista que a emissora local nos fez às 09:00 horas da manhã de ontem (23/03) sofreu muitas modificações de modo que o que de tudo o que eu falei à reportagem, foi levado ao ar muito pouco, sobressaindo a entrevista da Superintendente do IPHAN, Drª Amélia Hirata, que deu a imagem equivocada de que a maior responsabilidade do atraso nas obras estava por conta da Paróquia e da Arquidiocese, e isso não é verdade.

Vale a pena trazer à tona, refrescando nossa memória, com a ajuda do relato de nossa Ecônoma, Srª Eva Alves:

1. Iniciamos a obra de REFORMA da cobertura do salão da Cozinha de São Benedito em 26 de Outubro de 2016 com toda a papelada exigida pelo órgão federal fiscalizador de bens históricos tombados – IPHAN. Iniciamos a obra de reforma em caráter de emergência, sem contar com recursos financeiros para a totalidade do custo da reforma porque a área tinha sido INTERDITADA pela Defesa Civil.
2. No dia 19/12/2016, com a obra muito perto da conclusão, pois, segundo o Dr. Joaquim Curvo, com mais 15 dias já teria concluído a colocação do telhado, que já está conosco no almoxarifado da empresa contratada para a obra, infelizmente recebemos um AUTO INFRAÇÃO de nº. 16918, com TERMO DE EMBARGO pelo MOTIVO das medidas de altura interna e externa não estarem de acordo com o projeto apresentado e em desacordo com as características de acabamento originais da fachada composta por eira e beira, porém, o projeto original entregue e aprovado pelo IPHAN já continha tudo isso.
3. Em 03/01/2017 apresentamos toda as plantas e alterações de projeto solicitadas pelo IPHAN com as correções exigidas pelo órgão, conforme protocolo 01425.000011/2017-18.
4. Em 07/02/2017 apresentamos ainda as plantas complementares, conforme solicitado posteriormente ao protocolo de 03/01/2017 e juntando ao processo inicial
5. Em 09/03/2017 após visitas  tanto do engenheiro responsável Dr. Joaquim Curvo quanto do pároco à sede do IPHAN para cobrar retorno sobre a situação, fizemos contato para INDAGAR SOBRE O QUE ESTARIA FALTANDO  por telefone com a senhora Drª Amélia Hirata onde a mesma nos informou que TECNICAMENTE  a obra já estaria liberada, faltando apenas a análise pela procuradoria sobre a LEGALIDADE DO PEDIDO DE ISENÇÃO da multa de R$ 18.000,00 decorrente da infração.
6. Em 20/03/2017 recebemos ofício solicitando cópia do documento que confere poderes ao pároco para assinatura do TERMO de COMPROMISSO, e entregamos imediatamente.

Cabe, agora, esperar que nosso bom São Benedito sensibilize o coração das pessoas envolvidas e nos ajude a liberar os entraves que não permitem que a obra seja concluída. O Salão da Cozinha de São Benedito ajuda muito na promoção dos eventos locais, terça-feira a tradicional "maria-izabel", promoção dos festeiros de São Benedito, e quinta-feira o, também tradicional "espetinho de Nossa Senhora do Rosário". Toda a comida elaborada na tradicional Cozinha de São Benedito. A ausência do Salão da Cozinha, tem feito estragos no orçamento das duas festas, pois, com certa frequência, os festeiros tem sido obrigados a alugar tendas para as promoções ou ainda tem cancelado as promoções por conta das chuvas ou do sol. A reforma do Salão é, portanto, a resposta a um desejo de anos de espera de nossa gente.

Assista a matéria exibida no jornal MTTV 1ª Edição: