segunda-feira, 5 de junho de 2017

CPP da Paróquia do Rosário e São Benedito se reúne e discute a missão da Igreja

O Conselho Pastoral Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito reuniu-se no sábado (03), para discutir sobre a missão da Igreja, quem é a Igreja, a hierarquia da Igreja e o papel das conferências episcopais. Todos os coordenadores de pastorais e de comunidades debateram os temas que foram apresentados pelo pároco da Igreja, padre Marco Antônio e pelos padres José Jômer e Miguel Wetternick, no salão da paróquia, das 14 às 17h30.

A reunião foi aberta com uma oração conduzida pelo padre Miguel Wetternick. Em seguida, o pároco Marco Antônio e o padre Jômer fizeram uma apresentação por Power Point dos temas propostos. Qual é a missão da Igreja? foi o primeiro tema abordado.

“A evangelização é parte constitutiva da missão da Igreja. Não basta só missa, festa e comida. Em poucos anos o mundo se transformou e nós, para caminharmos com o mundo, precisamos nos atualizar. Saber usar as tecnologias, todos os meios que o progresso humano inventar para podermos comunicar a Boa Nova do Evangelho”, disse o pároco Marco Antonio.

Segundo ele, “para ser Igreja a gente precisa exercer nosso ser no mundo. Se não participa, a gente está deixando de ser. Igreja é organismo vivo. Não sobrevive sem organização”, resumiu. Conforme o pároco, o Papa Francisco convocou toda a Igreja a “avançar no caminho da conversão pastoral e missionária, a não deixar as coisas como estão e a se constituir em estado permanente de missão”.

Quem decide na Igreja? Este foi outro tema abordado na reunião. O funcionamento da Igreja Católica prevê a existência de três poderes: o de ensinar, o de santificar e o de governar. O poder de ensinar é visto como o mais importante nessa estrutura. Na esfera de santificação são aplicados os sete sacramentos: batismo, crisma, eucaristia, unção dos enfermos, reconciliação ou penitência, matrimônio e ordem. A esfera de governo está ligada diretamente ao sacramento da ordem.

A ordem hierárquica é a seguinte: Papa, conclave dos cardeais, bispos, padres, diáconos, ministros e o povo de Deus. O Papa é a suprema autoridade-Igreja Universal, o bispo, a diocese-Igreja local, o pároco, administrador de uma parte da Igreja, os padres cuidam e zelam pelas ações pastorais.

O padre Miguel Wetternick fez uma apresentação sobre o papel das conferências episcopais que, segundo ele, tem uma missão muito clara e importante que é a de ajudar os bispos a pulverizar em suas dioceses os ensinamentos da Igreja Universal. O Brasil é formado por 17 regiões episcopais. Mato Grosso faz parte da Regional Oeste 2 e a Arquidiocese de Cuiabá é formada por sete municípios. A diocese mais antiga de uma região eclesiástica, que é a circuncisão eclesiástica dirigida pelo bispo, se transforma em Arquidiocese, como ocorreu com Cuiabá, que coordena uma região metropolitana.

Padre Miguel destacou a importância das congregações religiosas na ação da Igreja. A Companhia de Jesus, formada pelos jesuítas, por exemplo, foi fundada por Santo Inácio de Loyola e nasceu voltada para a missão. É considerada a Ordem Religiosa que mais se expandiu pelo Brasil. “Os jesuítas foram, ao longo dos anos, atualizando o seu carisma a serviço da fé”, disse o padre Miguel Wertternick.

Conforme o pároco Marco Antônio, a maior contribuição dos jesuítas a serviço da fé e na promoção da justiça, é o discernimento através da espiritualidade. “Aprender a discernir nos leva mais próximo de Deus. Para discernir é preciso rezar”, completou.