quinta-feira, 29 de junho de 2017

Demonstração de fé e devoção no primeiro dia do Tríduo de São Benedito

Uma das mais fortes demonstrações de fé e uma das celebrações mais tradicionais da Igreja Católica de Cuiabá, a Festa de São Benedito/2017, foi aberta oficialmente na madrugada desta quinta-feira (29), às 5 horas, com a Santa Missa no primeiro dia do Triduo de São Benedito. Com o tema “São Benedito proteja os biomas em defesa da vida”, numa alusão à Campanha da Fraternidade lançada em fevereiro, a Festa de São Benedito/20017 prossegue até o próximo domingo (02), com missas, procissão, apresentações culturais, shows e uma feira gastronômica com pratos da região.

O pároco da Paróquia do Rosário e São Benedito, padre Marco Antonio, foi o celebrante da Santa Missa do Tríduo, e teve como os co-celebrantes os padres Jomer e Miguel Weteternick. Em sua homilia, o pároco destacou a fé e devoção do povo cuiabano e fez um chamamento aos fiéis para que ajudem a Igreja no resgate da juventude e das crianças.

Padre Marco Antonio conclamou os fiéis a construir este trabalho de fortalecer a participação da juventude na Igreja, “sobre a rocha”, numa alusão ao Evangelho de hoje (Mt 7, 21-29), onde Jesus, nos versículos 24 e 25, diz: “quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre à rocha”.

Amanhã (30), a Festa de São Benedito também começa com missa às 5 horas da manhã. À noite, após às 18 horas, feira gastronômica e apresentações artísticas e culturais.

Já no domingo (02), mais uma celebração religiosa é realizada às 5 horas da madrugada. Ao meio-dia, os festeiros promovem um almoço com comidas típicas e o ponto alto está marcado para começar a partir das 15 horas, quando aproximadamente 50 mil fiéis são esperados para a procissão.

Na procissão, os participantes sairão da igreja e percorrerão um trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (até o Hospital Amecor), com retorno à Paróquia do Rosário e São Benedito, onde estão previstas ainda apresentações culturais, shows e feira gastronômica.

Um pouco da história - Os primeiros registros da Festa de São Benedito remontam à formação do núcleo urbano da Capital, então Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá que, mais tarde, daria origem à Cuiabá. Em 1722, a festa era realizada em uma capela de pau a pique, onde hoje é a Praça da Mandioca, no centro histórico, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito.

Em 1823, essa irmandade pediu autorização a Dom Pedro I para o culto a São Benedito e essa pode ser, segundo historiadores, a provável data da construção da capela na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.