terça-feira, 27 de junho de 2017

Encontro de fé marca lavagem das escadarias da Paróquia do Rosário e São Benedito

A cerimônia de lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, no centro histórico de Cuiabá, que ocorreu no sábado (24), pela segunda vez depois de 18 anos, reunindo diferentes denominações religiosas, foi um encontro de fé, de busca da paz. O ato de lavagem das escadarias, que aconteceu nas vésperas da tradicional festa de São Benedito, simbolizou um pedido de paz, alegria e fraternidade.
 O pároco da Igreja do Rosário e São Benedito, padre Marco Antonio Oliveira Santos, defendeu, durante a cerimônia, a união das pessoas e religiões. “A missão da igreja é a união das pessoas e que nós somos todos tementes a Deus. Para isso é preciso que consigamos despertar em nossos corações o respeito e o amor ao próximo, independente de religião. Este encontro no entorno da nossa Paróquia representa um caminho na busca do fim dessas diferenças”, afirmou o padre.
 A Lavagem das Escadarias foi realizada pela Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso. Nela, foram utilizadas flores brancas e azuis e essência de alfazema para “lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.
O padre Marco Antônio pontuou a necessidade de congregar esse espírito de paz, através da união entre todos. “Somos bombardeados há anos com a ideia de que a religião induz a guerra, induz a violência e nós somos exatamente contrários a isso. Deus é um só, pai da humanidade, e só quer a paz e felicidade das pessoas”.
Ele conta que essa é a segunda vez que o ritual ocorre, de forma bem mais ampla que sua primeira edição em 1999.

“Hoje essa proposta foi pensada com várias cabeças. Eu tenho a graça e a satisfação de liderar esse movimento que resgata a história da devoção a São Benedito, que foi, sobretudo, cultuada pelos afrodescendentes. Essa memória e carinho cresceu tanto que suplantou, ao longo desses quase três séculos, a devoção à própria padroeira da paróquia que e Nossa Senhora do Rosário. Então, com esse gesto simbólico da lavagem das escadarias do Rosário nós queremos trazer essas outras instituições, religiões de matriz africana e todas as denominações religiosas, para junto de nós e fazer essa festa da paz, afinal de contas Deus não é propriedade de ninguém", disse o pároco

O secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho de Lima, esteve no ato de lavagem das escadarias da Igreja do Rosário representando o Governo do Estado. Segundo ele, “o Governo do Estado não poderia deixar de estar junto nesse momento histórico. A festa de São Benedito é culturalmente muito importante para a cidade e esse evento está resgatando a cultura de Cuiabá, essa integração dos povos e trazendo essa cultura afrodescendente para junto da igreja católica. Esse resgate é muito importante”, pontuou o secretário.

A lavagem das escadarias é feita com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza. Os seguidores das religiões afro-brasileiras acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção dos orixás. “Lavar a escadaria para gente é muito significativo. A gente está lavando as nossas tristezas, dando lugar a alegrias. Estamos levantando a bandeira da cultura afro-brasileira, pedindo ‘axé’, e prosperidade para todos”, afirmou a presidente da Assumat, Nilce Santana. O pai de santo Paulo T’Osumaré enalteceu a união dos povos pela religião. “Este encontro representa a fraternidade e o resgate cultural dos povos de matriz africana”.