terça-feira, 20 de junho de 2017

Peregrinação do ícone da Sagrada Família chega dia 23 na Paróquia do Rosário e São Benedito

Iniciada em abril, na Catedral Metropolitana de Cuiabá, a peregrinação do ícone da Sagrada Família, preparativa para o XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que este ano será sediado na Capital mato-grossense, no período de 8 a 10 de setembro, vai estar na Paróquia do Rosário e São Benedito no próximo dia 23 de junho. O ícone da Sagrada Família será recebido na sede paroquial com uma missa às 19 horas.
A peregrinação do ícone da Sagrada Família na Paróquia do Rosário e São Benedito ocorrerá no período de 23 a 26 de junho. No dia 24, a peregrinação será na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Vitória, com a celebração de uma santa missa, às 16 horas. No dia 25, na comunidade São Pedro, bairro Alvorada, com uma missa às 9 horas e, no dia 26 de junho, na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Areão, com cenáculo a partir das 19h30.
O ícone da Sagrada Família está em peregrinação em Mato Grosso desde janeiro de 2016. Ao todo, 18 municípios e 17 paróquias receberão o ícone até agosto de 2017 como preparação para o XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar.
A peregrinação do ícone é uma oportunidade de evangelizar as famílias, fortalecer as comunidades, motivar a implantação da Pastoral Familiar e preparar para o congresso que vai reunir em Cuiabá, em setembro, mais de mil congressistas de todo o País.
Este ano, para a XV edição do congresso, o tema escolhido foi “Família: uma luz para a vida em sociedade”, que tem como lema: “Vós sois a luz do mundo”.
devoção à Sagrada Família começou a ter grande popularidade no século XVII, quando os cristãos começaram a prestar atenção ao fato de que Jesus, o Filho de Deus, desceu do céu e se fez homem dentro de uma família. Ele nasceu numa família comum. Seus pais eram pessoas comuns, simples, trabalhadores, como tantas famílias espalhadas pelo mundo.
Maria, uma dona de casa, José um carpinteiro e Jesus, um filho exemplar e obediente. Uma família feliz e simples. Depois que os cristãos descobriram esta riqueza maravilhosa, a devoção foi se propagando com velocidade pela Europa e, mais tarde, pelo continente americano, tanto do norte quanto do sul. A festa da Sagrada Família foi instituída pelo papa Leão XIII, em 1883. Depois disso, foi estendida pelo papa Bento XV a toda a Igreja.
MARIA SANTÍSSIMA - Como mulher temente a Deus, sempre disse Sim: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra. (Lc.1,38). Acompanhando seu Filho por toda a história da nossa Salvação, Maria nos dá todos os exemplos de como seguir Jesus para chegar a Deus.Viveu toda a sua vida dedicada a Jesus, ajudando a prepará-lo para tudo o que tinha que viver e sofrer. Estava presente no primeiro milagre nas Bodas de Caná, onde deu uma recomendação que serve para todo cristão: fazei tudo o que Ele vos disser.  Esse pedido de Maria continua vivo até hoje. Que sigamos Jesus para a nossa Salvação.

SÃO JOSÉ - Homem justo, conforme Mateus 1:19, pai e esposo fiel, carpinteiro, trabalhador, obediente aos pedidos e ordens de Deus. Um Anjo apareceu a São José e disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por tua mulher, porque o que dela vai nascer é obra do Espírito Santo de Deus. (Mat 1,20). Trabalhador, humilde, santo, escolhido por Deus para o maior compromisso de todos, que foi dar sustento para a Sagrada Família. Homem de Deus, homem puro que respeitou a virgindade de Maria, segundo os desígnios de Deus. Exemplo de vida dedicada a Deus.

JESUS CRISTO - O Filho de Deus, o Verbo Eterno que se fez carne e habitou entre nós. A prova maior do amor de Deus por nós, como diz São Paulo: Ele aniquilou-se a si mesmo deixando sua condição divina e assumindo a condição humana. Jesus viveu uma vida comum, ordinária e oculta até se manifestar ao mundo. Foi obediente a seus pais, um filho exemplar como nos disse o evangelista Lucas. Ele viveu como filho, humano. Precisou da ternura, do cuidado e do carinho de seus pais. Durante a maior parte de sua vida terrena, Jesus viveu numa família humana comum, a Sagrada Família de Nazaré!