quinta-feira, 1 de junho de 2017

TRANSPARÊNCIA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


 BREVE HISTÓRICO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil, realizou em 2017 a 54ª Campanha da Fraternidade com o Tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o Lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). Esta campanha é um evento em nível nacional, orientado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, e realizada em todos os recantos do Brasil continental. Ao se recordar o caminho percorrido pela Campanha da Fraternidade, percebe-se que a Igreja Católica exerce sua missão de anunciar Jesus Cristo, compromissada com a caminhada histórica do povo brasileiro, apontando para a superação de injustiças e iluminando a vida de todos com a fraternidade, em vista da construção de uma sociedade de irmãos e irmãs onde haja o compartilhamento  da “Igreja Comunidade de comunidades”. 
A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, realizada no sábado e no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade também chamada de Gesto Concreto,  faz parte da Campanha da Fraternidade e o resultado total dessa coleta é enviado à Arquidiocese de Cuiabá. A Arquidiocese retém 60% das doações para compor o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) e, 40% é enviado para à CNBB que comporá o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Todo o recurso recebido é devolvido, por meio de projetos, às comunidades, paróquias e entidades afins para suprirem, em parte, as necessidades básicas que sustentam espiritualmente ou fisicamente a fé dos cristãos.
Demonstrando o que significa, na prática, a Campanha da Fraternidade, em 2016,  na Arquidiocese de Cuiabá, foram aprovados 13 projetos que somaram R$ 55.424,34 (cinquenta e cinco mil quatrocentos e vinte e quatro reais e trinta e quatro centavos), para ajudar às comunidades. Somados os últimos 7 anos (2010 a 2016), foram aprovados 86 projetos que totalizaram R$ 456.276,54 (quatrocentos e cinquenta e seis mil duzentos e setenta e seis reais e quarenta e quatro centavos), que objetivaram atender as paróquias, comunidades e entidades afins da Arquidioceses de Cuiabá.

O Gesto Concreto da Campanha só não é mais significativo porque algumas paróquias, durante as missas da quaresma, nem lembram aos fiéis sobre a Campanha da Fraternidade. Não motivam os cristãos à doação. Se mantêm alheias ao processo solidário. Portanto, para um bom resultado, depende do comprometimento do senhor pároco em anunciar a CF na extensão espiritual e material. Quando a Igreja despertar à reflexão para a aplicabilidade do seu objetivo proferido no Concílio Vaticano II, ratificado em Puebla e nas Encíclicas papais: a “opção pelos pobres”, provavelmente a Campanha da Fraternidade terá outra feição e nossos irmãos e irmãs  serão melhor assistidos. Que os corações e mentes endurecidos à ação social sejam benevolentes para com os pobres deste imenso Brasil.


                                                                                                                         Prof. Luis Lopes                            


Todo o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade que forma o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), fica a disposição das comunidades, Paróquias e entidades afins que, apresentando o projeto adequado possam receber valores que ajudem na implantação e execução do mesmo. O projeto tem um modelo padrão que deve ser preenchido conforme o recomendado. Para se obter o modelo do projeto deve ligar para (65) 3321.3631 e falar com a senhora Edilse.  O projeto só será aprovado se tiver o conhecimento e a assinatura de um padre, preferencialmente do pároco. Quem analisa e aprova os projetos que chegam na Cúria Metropolitana são os 9 Conselheiros do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, a seguir nominados:

Pe. Júlio Paulino da Silva  - Ecônomo da Mitra Arquidiocesana
Luis Lopes da Silva - Coordenador Arquidiocesano das Campanhas
Agnaldo Ferreira dos Santos - Paróquia Nsa S. da Medalha Milagrosa - Cuiabá
Antonio  Dorileo - Paróquia Nossa Senhora da Guia – Coxipó
Edgar Cassimiro da Silva - Paróquia São Gonçalo – Cuiabá
Eudes José  Ribeiro Ferreira - Paróquia  N. S. Mãe dos Homens – Cuiabá
Francisco Geraldo da Silva - Pastoral do Dízimo – Cuiabá
Paulo Alexandre Munheiro - Paróquia Nossa Sra da Guia – Várzea Grande
Paulo  Sérgio de Oliveira  - Paróquia Santo Antonio – Várzea Grande


Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social.  A Quaresma é o tempo que nos encaminha para a Páscoa. É um tempo forte de penitência e de mudança de vida (metanóia),  que nos insere no mistério de Cristo, que se traduz na retomada do rumo de Deus, segundo a imagem da parábola do filho pródigo. Neste tempo, a Campanha da Fraternidade quer ajudar a construir uma cultura de fraternidade, apontando os princípios da justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade. A vida fraterna é a síntese do Evangelho quanto  às relações humanas e testemunha a nossa dignidade como verdadeiros filhos e filhas de Deus. Que o seu coração se abra à doação no Domingo de Ramos, 9 de abril de 2017, para ajudar o teu irmão, a tua irmã que não conheces, mas sabe que existe e precisa da tua ajuda.  Maria, Mãe de Jesus, nos acompanhe no caminho de conversão! Jesus Cristo crucificado-ressuscitado que transformou todas as coisas nos desperte para a iniciativa  de ajudar o próximo!