quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CPP da Paróquia do Rosário e São Benedito se reúne e faz deliberações

O Conselho Paroquial Pastoral (CPP) da Igreja do Rosário e São Benedito se reuniu no sábado (19), no salão paroquial, com o pároco Marco Antonio, para debater sobre o modo de atuação da paróquia, sobre a missão da igreja, que é evangelizar, e de que forma essa evangelização vem sendo feita. Conforme o padre Marco Antonio, a grande questão é essa, ou seja, “como essa evangelização vem sendo feita”.

“A paróquia não é do pároco. O pároco só responde junto ao bispo, e o CPP, que é o organismo representativo de toda a paróquia, existe para refletir, planejar, decidir e revisar toda a ação pastoral. É para pensar o que estamos fazendo e o que seria melhor fazer”, disse o pároco.

Depois de colocar a pauta da reunião, o pároco Marco Antonio, juntamente
com o padre Jomer, exibiram o vídeo Curso de Padre, feito pelo canal porta dos fundos, apresentaram propostas para a reestruturação da paróquia e os documentos  107 e 105 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O documento 107, aprovado na 55ª Assembleia Geral da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, apresenta, já no primeiro capítulo, o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana, retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João. Em seis passos, o documento apresenta os processos de iniciação ao discípulo de Jesus.

O Documento 105 é fruto da 54° Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema central: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, retoma e aprofunda a participação dos leigos e das leigas na Igreja e na sociedade. Chamados pelo Batismo e pela Crisma ao seguimento de Jesus Cristo, os leigos e as leigas assumem a responsabilidade de serem sujeitos na Igreja e na sociedade: sal e luz!

Uma das constatações do terceiro encontro do CPP foi a necessidade de reestruturação da Paróquia. Ficou evidente no encontro que a evangelização é majoritariamente levada pelas pastorais, e essas, tocadas por leigos e leigas engajados na obra de Deus.

O encontro evidenciou que embora a Paróquia tenha 23 comunidades, na prática, são mais locais de encontro e de celebração de sacramentos, do que comunidades religiosas. Também deixou claro que a Paróquia do Rosário e São Benedito está inserida em um contexto urbano, mesmo com comunidades rurais.

Diante disso, o CPP tomou as seguintes decisões: Por unanimidade, decidiu que a Paróquia necessita priorizar a formação. Nweste sentido, foi solicitado ao padre Carlos Viana, coordenador do Curso de Teologia do Sedac – Regional Oeste da CNBB -, uma parceria entre a Paróquia e o Sedac para a formação de lideranças.

O padre Carlos vai elaborar uma proposta para um curso que terá início ainda este semestre. Foi sugerido que o tema desse primeiro curso sejam os documentos 105 - “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo” – e o nº 107 - “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários” – ambos da CNBB.
Por unanimidade o CPP solicitou à Equipe de Coordenadores Paroquiais das distintas Pastorais, Ministérios e Serviços, que elabore uma proposta de trabalho para 2018, priorizando a formação sobre a “desobriga sacramental”. Outra decisão foi o anúncio pelo pároco, referendado pelo CPP, de Lucilo Libanio de Souza, o seo Nonô, como coordenador Paroquial da Pastoral Social, que já iniciou seu trabalho solicitando ajuda e colaboração de assistentes sociais para montar sua equipe e plano de trabalho.
Também foi sugerida a criação de uma COMISSÃO PAROQUIAL DE CONSTRUÇÃO, ao invés de impor essa carga a cada comunidade, como tem acontecido até o momento.