terça-feira, 3 de outubro de 2017

Agentes da Pascom do Regional Oeste 2 discutem organização e planejamento

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Oeste 2, das dioceses e paróquias,  reuniram-se em encontro neste fim de semana (sábado e domingo), na sede da CNBB em Cuiabá, para discutir e analisar a ação da pastoral no que diz respeito à evangelização, à espiritualidade, formação e produção.   
O encontro foi coordenado pelo padre Jair Fante, secretário-executivo do Regional Oeste 2, e assessorado pela coordenadora da Pascom do Regional Oeste 2, Caline Maria, e pela irmã Osnilda Lima, da CNBB nacional. O padre mostrou a necessidade de se criar uma base para trabalhar a comunicação da Pascom. "Nossa comunicação não pode se preocupar com volume, com quantidade, mas sim, com qualidade", disse o padre.
Mato Grosso tem nove dioceses. No encontro/2017 estiveram 22 agentes representando as Pastorais da Comunicação da Arquidiocese de Cuiabá e das dioceses de Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis/Guiratinga e Primavera do Leste/Paranatinga, além de agentes das paróquias Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da Paróquia Sagrada Família, de Cuiabá, e da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Várzea Grande. Eles discutiram como está a Pascom em sua paróquia/diocese, a organização da Pascom nacional, regional e local, além do trabalho em rede e os desafios das mídias digitais.
No encontro também foi discutida a forma de articulação e formação de uma rede eclesial de agentes da Pascom. "A Pascom tem ações específicas ligadas a todas as outras pastorais. Estamos a serviço dos outros, evangelizando e construindo comunhão", disse o padre Jair Fante, que após abrir o encontro, solicitou uma breve fala de cada agente sobre a realidade e o trabalho de cada Pascom no tocante à espiritualidade, formação e produção.
A irmã Osnilda Lima, da CNBB-nacional, falou sobre "Comunicação e Evangelização em Mídias Digitais". Ela mostrou a necessidade de formação de uma grande rede, através dos agentes das pastorais da Comunicação, para a troca de conhecimento, de experiências e, principalmente, evangelizar.  
O encontro, que começou no sábado de manhã e terminou no domingo, definiu como meta o encaminhamento de um projeto da Pascom para o Regional Oeste 2, além do planejamento de um mutirão de comunicação, envolvendo todos os agentes do Regional, previsto para acontecer nos dias 05 e 06 de maio de 2018.

O objetivo maior do encontro é que a partir de agora as ações dos agentes da Pascom sejam centradas na interação com todas as demais pastorais, numa comunicação baseada na liturgia, na espiritualidade, na formação e evangelização. "Criar comunhão e comunicar para todos são missões dos agentes da Pascom", completou o padre Jair Fante.