segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CPP altera rito de festa dos padroeiros e define que 14 comunidades terão missa aos domingos

Cerca de 50 pessoas, entre coordenadores paroquiais de pastorais, ministérios, movimentos e comunidades, participaram da reunião ordinária do Conselho Paroquial Pastoral (CPP) da Paróquia do Rosário e São Benedito, realizado no sábado (11/11), das 14h às 17h, no salão da Igreja. O encontro foi consuzido pelo pároco Marco Antonio, com auxílio dos vigários Jomer, Miguel, Carlos e Renato, assim como da Irmã Célia.

O CPP teve como pauta a integração das 23 comunidades que compõem a Paróquia, melhoria no atendimento dos três setores pastorais, definição de horários das missas em todos os domingos dos meses e, por fim, alteração no rito das festas de padroeiros.

A proposta apresentada pelo pároco Marco Antonio, foi de que cada padre realize quatro missas aos domingos, nos seguintes horários: 8h, 10h, 17h e 19h. Desta forma, 14 das 23 comunidades serão contempladas com missas fixas em todos os domingos dos meses, além da sede Paroquial que terá missa às 8h e às 19h. As outras 9 comunidades, deverão ter missas aos sábados.

“Lembrando que essa nova agenda de missas aos domingos, só foi possível com a chegada de mais um vigário a nossa Paróquia, que agora passa a contar com quatro padres (Jomer, Miguel e Renato), além deste pároco”, comentou.

O pároco ainda destacou que “a proposta vai ao encontro dos anseios das comunidades que solicitavam missas aos domingos. A tabela que montamos teve como critério as questões pastoriais. Infelizmente não tivemos como atender a todas, mas não deixaremos na mão ninguém”.

Outra mudança apresentada foi em relação aos ritos das festas de padroeiros, que passa a contar com novenas nas residências, ao invés dos tradicionais Tríduos. Segundo o pároco, os Tríduos serão realizados somente nas Festas de quatro Padroeiros: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, São Pedro e Nossa Senhora Aparecida. A ideia, conforme ele, é aproximar e envolver mais os devotos com as festas.

Na reunião do CPP, os representantes das 23 comunidades conheceram os vigários que serão responsáveis pelo setor em que elas estão inseridas. A Paróquia do Rosário e São Benedito foi dividida em três setores: 1 – São Benedito: 6 comunidades, sob os cuidados do Padre Jomer; 2 – São Pedro: 7 comunidades, ligada ao Padre Renato; 3 – Nossa Senhora Aparecida: 7 comunidades, responsabilidade do Padre Miguel.

Também foram apresentados os coordenadores de Pastorais da Paróquia, Ministérios e Serviços da Paróquia e Movimentos. De acordo com o pároco Marco Antonio, essa organização da Paróquia é muito boa para o andamento e a unificação dos trabalhos e para o relacionamento com as comunidades. “Queremos, a partir de agora, que as comunidades e a Paróquia andem juntas, decidam em conjuntos as medidas a serem adotadas”.

Para a coordenadora da Comunidade São João Batista, Sandra Regina Guia de Magalhães, “vai ser muito bom ter padres como conselheiros da comunidade, vamos nos sentir mais assistidas e amparadas”.

A mesma opinião é compartilhada por João Bosco, coordenador da Comunidade Santa Luzia, “a ideia de ter padre ligado diretamente com a comunidade e saber que vai estar à disposição para nos atender, nos orientar, é muito bom. Vai nos ajudar a resolver os problemas diários que enfrentamos na comunidade, além de não sobrecarregar o pároco”.

Confira mais fotos clicando aqui!