segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Paróquia do Rosário e São Benedito celebra o crisma de 145 jovens e adultos

A Paróquia do Rosário e São Benedito celebrou no sábado (04), o crisma de 145 jovens e adultos das comunidades paroquianas. O crisma, realizado na comunidade São Judas Tadeu, teve a celebração do arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos, auxiliada pelos padres Miguel Wetternick e José Jomer, e aconteceu em dois momentos, pela manhã e à tarde.
Durante sua homilia, Dom Milton deixou para os crismandos a mensagem de que tudo tem de ser perdoado e sempre ser perdoado, pois não há limite para o perdão segundo o evangelho. "O grande desafio da vida cristã é esse: perdoar a tudo e a todos, porque Deus é assim, é misericórdia, é perdão, é piedade e, se somos imagem e semelhança de Deus, temos que aprender a perdoar a raiva e todos os ressentimentos do coração. Jesus nos ensinou no Pai Nosso a pedir pão e perdão, e sem perdão não há vida, mas para perdoar nós temos que receber o Espírito Santo, pois aquele que recebe o Espírito Santo saberá perdoar e terá seus pecados perdoados", disse Dom Milton.
Após a homilia, teve início o rito do crisma, com os crismandos acendendo as velas antes de fazer a renovação das promessas do batismo; depois foi a invocação do Espírito Santo, com a imposição das mãos e por último, a unção de cada crismando com o óleo consagrado. "É uma emoção muito grande e até inexplicável, a gente só sabe quando realmente acontece. Agora eu pretendo ver onde eu posso me encaixar na igreja, onde eu possa servir", disse a crismanda Tatiane Oliveira de Souza. "A sensação de receber o sacramento do crisma me fortalece", completa a crismanda Jaciane dos Santos .
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Significado da palavra Crisma - Chama-se Crisma por causa do rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime, na alma, um caráter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.