quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Campanha da Fraternidade/2018 é lançada na missa de encerramento do 32 º Vinde e Vede

A missa de encerramento do 32º Vinde e Vede, na noite de terça-feira (13), foi marcada com o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, que este ano tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”. O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton, que presidiu a Santa Missa de encerramento do Vinde e Vede e de lançamento da Campanha da Fraternidade, disse que a Igreja vai cobrar dos governos a elaboração de políticas públicas contra a violência. “Vamos mostrar aos nossos fiéis como a violência chega em cada indivíduo e se instala em nossas famílias e sociedade. A violência não é a solução para os problemas. Para resolver conflitos precisamos buscar as causas dessa violência. Para a partir de então mudarmos nossa forma de agir e assim reduzir os índices de violência que são alarmantes”, afirmou.
Segundo ele, “diariamente somos bombardeados por notícias violentas e atos que deveriam escandalizar a sociedade como a violência contra mulheres, estrangeiros, pobres, tráfego de drogas e outros, que acabam se tornando banais e dessa forma a sociedade se torna míope para enxergar essa violência. Diante dessas informações vamos mobilizar os católicos no combate a todo tipo de violência e à promoção de uma cultura de paz”, completou.
A Campanha da Fraternidade é nacional e organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1960. É realizada entre os dias 14 de fevereiro e 25 de Março, período litúrgico da Quaresma. Segundo o casal coordenador da Campanha da Fraternidade na Paróquia do Rosário e São Benedito, Gresiela Ramos e Silvio Paiva, “esse é o momento, para os católicos, de intensificar a prática do jejum, da oração e de olhar para os problemas do próximo como recomendou o Papa Francisco”. Os quatro dias da 32º Edição do Vinde e Vede reuniu mais de 133 mil fiéis católicos no Memorial João Paulo II, em Cuiabá. O encerramento do evento foi marcado por muita emoção durante a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Milton Santos.
Campanha da Fraternidade e Quaresma – A partir desta quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, a Igreja Católica no Brasil celebra o início da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. E em todas as paróquias brasileiras será levada a Campanha da Fraternidade como uma reflexão sobre o panorama de violência em todo mundo e em especial no nosso país.

Na Paróquia do Rosário e São Benedito acontece no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Salão Paroquial, uma formação sobre a Campanha da Fraternidade para auxiliar as comunidades na promoção desta importante iniciativa realizada pela Igreja no Brasil.

A formação será no Salão Paroquial, das 13h30 às 18 horas e deverá contar com a presença de coordenadores de comunidades, ministros, catequistas, coordenadores paroquiais e demais lideranças comunitárias.