quinta-feira, 10 de maio de 2018

Festeiros de São Benedito iniciam visita da bandeira

Os festeiros e devotos de São Benedito iniciaram a tradicional caminhada da visita da Bandeira do santo de 2018. Do dia 8 de maio ao dia 18 de junho, pela manhã e a tarde, a imagem de São Benedito estará peregrinando pelos bairros, comércios e repartições públicas de Cuiabá, bem como as 20 comunidades que compões a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Serão dois meses de intensa programação para os Festeiros de São Benedito de 2018, pois, além da visita da Bandeira, no dia 8 de junho será realizado o baile de abertura dos festejos. Vale ressaltar que todas as terças-feiras são realizadas duas missas dedicadas a São Benedito, uma às 5h da manhã e a outra às 19 horas, quando também são promovidos o “chá com bolo” e o jantar após a celebração, respecitivamente.

Na próxima segunda-feira (14), às 15h30, festeiros e devotos irão levar a bandeira de São Benedito ao Palácio Alencastro, para ser recebida pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ocasião em que haverá uma benção simbólica com a coroa. A programação do roteiro da visita da bandeira está disposnível no site da Paróquia (www.paroquiadorosariomt.com.br) e por meio de panfletos que estão sendo distribuídos na Igreja e comunidades.

Para a rainha da Festa de 2018, Cecília Alonso Correa Fortes, saída da bandeira de São Benedito é significativa para os festeiros, pois simboliza que o ínicio dos festejos que está sendo preparado há mais de seis meses.

Este ano, a Festa de São Benedito será nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1º de julho, quando acontece a grande procissão que reúne mais de 50 mil pessoas pelas ruas de Cuiabá.
TRADIÇÃO – Os primeiros registros da Festa de São Benedito remontam à formação do núcleo urbano da Capital, então Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá que, mais tarde, daria origem à Cuiabá. Em 1722, a festa era realizada em uma capela de pau a pique, onde hoje é a Praça da Mandioca, no centro histórico, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito.
São quatro dias de festa com uma vasta programação que inclui missas de madrugada, alvorada de fogos, levantamento de mastro, procissão, chá com bolo, shows com bandas e grupos regionais, barracas de comidas típicas.