quarta-feira, 27 de junho de 2018

Conheça a Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito é um dos maiores símbolos da religiosidade cuiabana e um marco da expressão cultural de Mato Grosso, possibilitando, ainda, uma visão global do grande potencial turístico da região. É realizada anualmente no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Centro Histórico de Cuiabá, reunindo um público ­el, que nesta edição deve chegar a 100 mil pessoas durante os quatro dias de festa. Sua programação, além das missas da madrugada seguidas do tradicional chá com bolo e da procissão do domingo, momentos de intensa devoção ao Santo Negro, conta ainda com apresentações de teatro, dança, música e folclore e uma praça de alimentação com pratos da autêntica culinária mato-grossense. A entrada é gratuita, fortalecendo o caráter popular desta manifestação de fé e alegria.

História

A devoção ao Monge Benedito de Palermo, muito popular pelos inúmeros milagres praticados em vida, chegou a Cuiabá com os escravos negros africanos trazidos para o trabalho nas lavras de Miguel Sutil. Benedito nasceu em Palermo, na Itália. Filho de descendentes de escravos trazidos da Etiópia, dedicou sua vida ao próximo, seguindo os caminhos de seus pais, Cristovam e Diana. As primeiras demonstrações locais de louvor a Benedito já aconteciam no ano de 1722, com rituais realizados secretamente, já que os escravos não tinham o direito de manifestação religiosa. Em uma pequena capela de pau a pique construída no Beco do Sebo, onde hoje está localizada a Praça da Mandioca, Benedito já era adorado como santo, ainda que pela igreja só fosse beati­cado em 1743, pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1807, pelo Papa Pio VII. A devoção venceu as barreiras do racismo e da discriminação, minimizou as diferenças sociais e colocou todos, sem distinção, a reverenciar São Benedito a um só tempo e em um único espaço. A demonstração de crença e adoração ao santo fortaleceu a realização da festa, que proporcionou a troca de saberes na construção da cidadania do nosso povo. Em 1727 provavelmente foi construída a capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário na Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá. Em 1823, com a autorização de Dom Pedro I aos Irmãos de São Benedito para a o­cialização do culto, foi construída a capela dedicada ao santo, erguida anexa à Igreja do Rosário. Até 1920, a Festa de São Benedito era realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando então Dom Aquino Correa resolveu proibir as touradas, muito populares em Cuiabá. Para compensar a proibição, a família Eubank resolveu realizar a festa em sua residência, oferecendo comes e bebes à população, com anuência dos párocos. A partir daí, durante muitos anos a festa passou a ser realizada na casa dos festeiros. Já na década de 1970, a festa passou a ser realizada permanentemente na casa de Dona Bem Bem, uma das maiores incentivadoras da comemoração ao Santo Negro, na Rua Barão de Melgaço, onde ­cou até o início da década de 1980.