sábado, 7 de julho de 2018

Padre destaca humildade e simplicidade de São Benedito


Estava escuro ainda quando o padre Giovanni Salomão, superior regional dos jesuítas, inicou às 5 horas da manhã a celebração da Santa Missa de domingo, dia 1º de julho, marcando o encerramento da Festa de São Benedito de 2018. Estima-se que mais de três mil pessoas acompanharam atentamente a missa que teve como tema central “São Benedito, prova de amor a Deus e ao povo cuiabano”.

Para Ana Benedita, somente o amor, a admiração e a fé a São Benedito explica a sua presença na madrugada dos quatro dias de missa. “Há 10 anos estou aqui nessa missa que, para muitos é um sacrifício, mas para mim é crença, devoção, fé neste Santo que nunca me abandonou e representa a simplicidade em pessoa”.

O cuiabano Felizberto de Campos Almeida, 68 anos, resume em uma frase a sua fé em São Benedito, “ele é o meu patrono”. A sua devoção ao Santo tem mais de 55 anos, quando teve a sua primeira graça atendida. “São Benedito, assim como a Deus, é a pessoa que louvo todos os dias, agradeço por tudo que já fez em minha vida e peço para também me deixar humilde de coração”, resumiu.

E foi justamente no exemplo da pessoa de São Benedito que o padre Giovanni fez sua homilia. Segundo ele, o que fez São Benedito ser amado e querido por todos foi a sua simplicidade e a facilidade de relacionar-se com Deus. “Ele era desprovido de ódio, de rancor, de tristeza, não carregava nada que não fosse de Deus. Por isso, uma de sua grande marca era o sorriso. Alegre e leve, todos gostavam de estar ao seu lado”.

Padre Giovanni ressalta ainda que “São Benedito, considerado pai da simplicidade, viveu intensamente na sua humildade e, por isso, certamente espera que nós também sejamos simples e com coração aberto, que possamos doar nossas vidas, assim como ele fez, para o bem das pessoas”. 

Por fim, o celebrante convida a todos para aprender a olhar com carinho os outros e, mais ainda, aqueles que necessitam de atenção. “Um sorriso já cura o coração de alguém. Uma mão estendida pode fazer milagre. Vamos voltar nossos corações para Deus, tocar profundamente o coração, colocar em Deus nossa confiança e não nas coisas que passam”.

A Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais do Estado, arrasta multidões não só nas missas das madrugadas como também nas quermesses e apresentações que são realizadas a noite, a partir das 19 horas. Contudo no domingo, há programação se estende pelo dia todo: às 12 horas tem almoço e às 17h é realizada a procissão de luz pelas ruas de Cuiabá.