segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A importante missão do catequista

A Igreja no Brasil comemorou no domingo (26), o Dia do Catequista, celebrado anualmente no último domingo de agosto junto com o dia dedicado ao leigo, no contexto do mês vocacional.

As comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito homenagearam os catequistas, figura importante na vida da Igreja, que tem como objetivo anunciar a palavra de Deus, levando as crianças, adolescentes, jovens e adultos a fazerem experiência de comunhão, a partir da fé e do amor.

De fato, o catequista está a serviço da iniciação à vida cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Por isso, ele recebe uma missão da sua comunidade. Hoje, mais do que nunca, o catequista precisa ser uma testemunha dos valores do Evangelho.

A catequese já é uma praxe na Igreja e remonta à época apostólica. Nos séculos III e IV elaborou-se o catecumenato que dava formação sistemática e celebrativa aos que queriam se tornar discípulos de Jesus.
Mais tarde, na Idade Média, a fé cristã se encarnou na religiosidade popular; na época moderna, acentuou-se o conhecimento doutrinal da formação religiosa. E desde o século XX, principalmente após o Concílio Vaticano II, fortaleceu-se uma catequese mais bíblica e celebrativa.