sexta-feira, 31 de março de 2017

Obras da cozinha da Paróquia do Rosário e São Benedito são retomadas

Após três meses parada por embargo, as obras de reforma da cobertura do salão da cozinha da Paróquia do Rosário e São Benedito são retomadas. A autorização foi concedida pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso, nesta terça-feira, dia 28/3. A notícia foi comemorada por toda a comunidade, vigários e pároco. “Agora, precisamos correr atrás do tempo perdido, pois a Festa de São Benedito é daqui a três meses, além disso há os eventos locais que promovemos todas as terças e quintas-feiras”, disse o pároco Marco Antônio de Oliveira Santos.

Segundo ele, em outubro de 2016 a Paróquia deu início a reforma da cobertura da cozinha com toda a papelada exigida pelo Iphan, uma vez que a Igreja é tombada como Patrimônio Histórico desde 1975. “Inclusive, começamos a obra em caráter de emergência e sem termos todo o recurso financeiro, pois a área tinha sido interditada pela Defesa Civil por apresentar risco de desabamento”, ressaltou o pároco.

Contudo, no dia 19 de dezembro, a Paróquia foi surpreendida ao receber um auto infração embargando a obra, uma vez que, conforme o Iphan, as medidas de altura interna e externa não estavam de acordo com o projeto apresentado e em desacordo com as características de acabamento originais da fachada composta por eira e beira. Fato este contestado pelo pároco, “o projeto original que, tinha sido entregue e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, contemplava o solicitado no auto de infração”.

O pároco lamenta que quando a obra foi embargada, estava muito perto de ser concluída. “Mais 15 dias já teríamos colocado toda a cobertura do telhado, que estava no almoxarifado da empresa contratada para executar a reforma. Agora, já se passaram três meses e teremos que fazer uma vistoria para saber como está toda a obra, pois tivemos muito chuva neste período em Cuiabá”.

De acordo com ele, desde que aconteceu a paralisação começou o corre corre para buscar o desembargo da obra. Ele lembra que, no dia 3 de janeiro deste ano, foram apresentadas as plantas e as alterações de projeto solicitadas pelo Iphan e as correções exigidas pelo órgão. Na sequencia, um mês depois (dia 7/2), novas plantas complementares foram entregues e juntado ao processo inicial. No dia 20 de março, foi solicitado cópia do documento que confere poderes ao pároco para assinar um Termo de Compromisso, pedido atendido de imediato.

Para o pároco, o momento agora é de comemorar a permissão concedida, agradecer a colaboração de todos que ajudaram a solucionar os entraves e tocar a obra para que fique pronta o  mais breve possível. “Esse foi, sem dúvida, um trabalho em equipe e que só tenho agradecer imensamente a comunidade”, finalizou Marco Antonio.