terça-feira, 7 de agosto de 2018

Formação: Superando a Intolerância Religiosa (CF2018)

No último sábado,  04/08/2018,  aconteceu  no  Salão Paroquial,  na praça do Rosário,  mais uma formação da Campanha da Fraternidade cujo tema foi “Superando a Intolerância  Religiosa”, para nos ajudar a ver que VIOLÊNCIA NÃO TEM RELIGIÃO!

O encontro foi ABERTO A TODOS, de TODAS AS RELIGIÕES E CREDOS. Para nos ajudar a refletir sobre o tema, pedimos a ajuda de lideranças ou representantes de algumas das presenças religiosas que temos em Cuiabá. Entre os que se fizeram presentes fazemos memória de Carlos Henrique Ribeiro, Pastor da Igreja Batista Boas Novas, Teobaldo Witter, Pastor Luterano, Sheik Abdusalem Almansuri, Líder Muçulmano, Aécio Paniágua Montezuma de Carvalho, Líder Umbandista, Maria Cândida Avellar Oliveira Moraes de Lima, Líder Espírita Kardecista e Joyce Lilian Lombardi, Representante Cultos Religiosos de Matriz Africana, com a mediação de nosso Pároco, Pe. Marco Antonio, Representante Canônico da Arquidiocese na Paróquia. Estiveram presentes durante todo o encontro, os nossos Vigários Paroquiais: Pe. José Jomêr e Pe. Renato Schaefer.

Nosso encontro foi iniciado pela apresentação do Casal Coordenador da Campanha da Fraternidade 2018, Sílvio e Gresiela, que acolheu todo o grupo dando boas-vindas a todos e chamando para compor a mesa de conversa cada um dos representantes religiosos em Cuiabá.

Após a breve apresentação de cada representante religioso, tivemos a projeção de um vídeo produzido por nosso querido Ademilton Gomes, Vice-Coordenador Paroquial dos Ministros da Eucaristia, no qual continha cenas impactantes de violência SUPOSTAMENTE realizadas EM NOME DE DEUS.

Cada líder teve a oportunidade de apresentar O QUE NOS UNE a partir da essência de sua experiência religiosa. Para isso, cada líder teve 15 minutos para apresentar e, também, utilizou de forma livre, a palavra e/ou a apresentação projetada em Datashow.

Em seguida a apresentação, tivemos um intervalo para o lanche partilhado e, depois, uma roda de conversas onde cada um, de forma livre, podia fazer perguntas dirigidas a qualquer líder religioso.

Após 3 horas de reunião, nosso encontro terminou com a certeza de que temos muitas coisas em comum, que a FÉ EM DEUS não incita à violência, que nenhum livro sagrado, seja ALCORÃO, BÍBLIA ou outros, não nos manda machucar ninguém e, como disse o Sheik Abdusalem Almansuri, “o problema não está no livro sagrado, o problema está na cabeça de quem ”. No fundo, pudemos concluir que a ignorância é o ponto de partida de toda a intolerância, seja religiosa ou cultural. Descobrimos que o tempo foi pouco, a convivência foi muito agradável. Ficaram muitas perguntas por fazer, muitas respostas por dar. E com um gostinho de QUERO MAIS, finalizamos com cada representante religioso fazendo sua oração e o Pe. Marco Antonio dando a bênção para todos nós.

Veja as Fotos