terça-feira, 12 de setembro de 2017

XV congresso da Pastoral Familiar reuniu mais de 1200 agentes em Cuiabá

Mais de 1200 agentes da Pastoral Familiar do País estiveram reunidos em Cuiabá, neste final de semana, no XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar. O Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi escolhido para sediar e organizar as atividades do XV Congresso. Também participaram do congresso os bispos referenciais de todo Brasil e os bispos do Regional Oeste 2 da CNBB, padres e religiosos.

Os trabalhos foram realizados no Centro de Eventos do Pantanal.
O tema do congresso foi em sintonia com as demais reflexões da Pastoral Familiar definidas para este ano de 2017: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. E o lema foi uma iluminação bíblica: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 14).

Na programação, nove palestras com o tema central: atuação da Pastoral Familiar e ao contexto atual de evangelização na Igreja e atuação na sociedade. Foram abordados os três setores da pastoral com as exposições “Pré-Matrimônio: importância da Iniciação Cristã para o Matrimônio”, “Pós-Matrimônio: como acompanhar, discernir e integrar” e “Casos Especiais: Caminhos pastorais”.

Na perspectiva da formação, ocorreu a palestra “INAPAF: importância da formação nos regionais e dioceses”. As reflexões sobre temáticas atuais foram apresentadas nas seguintes conferências: “Parceria entre o Tribunal Eclesiástico e a Pastoral Familiar”, “Adoção: amar, acolher e cuidar”, “Família Missionária” e “Pessoa idosa na família, na sociedade e na Igreja”.