sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Festa do Rosário termina no domingo com a tradicional procissão

A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Cuiabá, teve ínicio nesta quinta-feira (5/10), com a presença de cerca de 500 pessoas. Neste primeiro dia, os devotos participaram da reza do terço, missa campal celebrada pelo pároco Marco Antonio e co-celebrada pelo padre Miguel, levantamento de mastro e jantar. As festividades se estendem até domingo, dia 8, quando também acontece almoço e procissão.
Nossa Senhora do Rosário é a padroeira da Paróquia do Rosário e São Benedito e desde 1724 tem o seu dia, 7 de outubro, comemorado pelos devotos. Lá se vão 293 anos de glórias e louvores a Mãe Maria. A Festa de 2017 tem como Rei Frederico London e Rainha Ivone Lúcia R Rodrigues.
Para a Rainha não há emoção maior que servir a Nossa Senhora. Ela considera muito importante o trabalho que faz por Nossa Senhora, que concedeu muitas graças em sua vida. "É com grande honra que dedico meu tempo, meu carinho e busco forças para realizar esta grande festa. Nosso intuíto é arrecadarmos para evangelizarmos e levarmos o nome de Nossa Senhora do Rosário a todos", disse Ivone Rodrigues.
Com essa mesma emoção e fé em Nossa Senhora do Rosário, Frederico London comenta como recebeu o chamado para ser Rei da Festa de 2017. "Assim que fui escolhido Rei, adoeci e cai de cama. Como para mim ser festeiro é um benefício e uma incumbência de Nossa Senhora, pedi a ela me curasse e, assim, eu iria entrar na igreja de joelho e dedicar-me inteiramente a festa. Curei-me, a promessa foi cumprida e a festa será maravilhosa".
A devota Ayrdes Pivetta ressaltou a sua satisfação de participar há vários anos das festividades do Rosário, assim como acompanhar todas as quintas-feiras as missas em louvor a Nossa Senhora. Segundo ela, "é necessário resgatarmos a fé do povo em Nossa Senhora do Rosário, que é secular".
Hoje e amanhã (7/10), a programação começa às 18h30 também com a reza do Santo Terço, missa, apresentação cultural e jantar. Nesta sexta (6/10), às 20h, haverá a apresentação do Coral Arquidiocesano de Cuiabá, sob a regência de Maestro André Vilani.
A festa no domingo, dia 8/10, tem uma extensa programação, que inicia com missa campal, às 7h, seguido de chá com bolo. Após haverá almoço festivo a partir das 12h e, às 16h20, Florificação de Nossa Senhora do Rosário e Procissão. Encerrando as festividades, às 19h, jantar com apresentação musical.

FLORIFICAÇÃO - Para a Florificação, os festeiros solicitam que os devotos tragam flores para ofertar aos pés de Nossa Senhora do Rosário. A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.

DEVOÇÃO –  A devoção a Nossa Senhora do Rosário é muito antiga. Teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo. A festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.