segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Procissão foi o ponto alto da Festa de Nossa Senhora do Rosário

Devoção e fé marcaram mais uma festa de Nossa Senhora do Rosário, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de Cuiabá, neste fim de semana, de quinta-feira (05) a domingo (09). Devotos acompanharam os tríduos com terço e missa campal, todos os dias, além da florificação à Nossa Senhora e procissão no domingo (09),  o ponto alto da festa. Além da programação litúrgica, a festa teve, todos os dias, comidas típicas e programação cultural.
Este ano, o tema da festa foi "Nossa Senhora do Rosário, Mãe missionária, ajude-nos a evangelizar aqueles que destroem a natureza". O pároco Marco Antonio e os padres Miguel Wetternick e José Jomer celebraram e co-celebraram missas durante os quatro dias da festa de Nossa Senhora do Rosário, que congrega, todos os anos, muita gente e é motivo de reencontro de famílias. Cada Tríduo contou com a participação de uma comunidade.
Promovida desde 1724, a Festa de 2017 teve como Rei, Frederico London, e Rainha, Ivone Lúcia Rodrigues. Esta é a segunda maior celebração da Paróquia do Rosário e São Benedito. A devoção a Nossa Senhora do Rosário é passada de geração em geração e é motivo de muito orgulho na Paróquia do Rosário. A devoção movimenta a Paróquia.
A festa a Nossa Senhora do Rosário foi instituída em 1571, pelo Papa Pio V, sob o nome de Nossa Senhora da Vitória, para comemorar a vitória da Liga Santa contra o Império Otomano, na batalha de Lepanto. Em 1573, o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário". Após as reformas do Concílio Vaticano II, a festa passou a se chamar Nossa Senhora do Rosário.

A devoção ao rosário é muito antiga e simboliza uma coroa de rosas que teria sido oferecida à Virgem Maria como expressão do amor e piedade dos fiéis cristãos. A recitação do Rosário remete à meditação dos mistérios da vida de Jesus de Nazaré e da tradição da Igreja, e permite a compreensão da rotina cotidiana iluminada pela vida do próprio Cristo.