sexta-feira, 29 de junho de 2018

Fé e devoção a São Benedito reúnem milhares nas missas da madrugada


O segundo dia do Tríduo da Festa de São Benedito 2018, reuniu milhares de fiéis e devotos na madrugada desta sexta-feira (29.6) para a Santa Missa das 5 horas. Com o lema “Uma sociedade justa supera a violência e promove a paz”, a celebração foi realizada pelo padre Aloir Pacini e co-celebrada pelo Pároco Marco Antonio e padres José Jômer e Renato Shaefer.

A homilia do padre Aloir foi centrada na questão de presevar o planeta terra, o Estado e Cuiabá. Ele destacou que é necessário ter uma melhor atitude em relação ao planeta, pois somos responsáveis pelo local onde vivemos. Conforme ele, “a terra é a nossa casa comum e não se pode fechar os olhos e ouvidos para o desmatamento e poluição. Vocês estão destruindo a sua casa, estão pensando só na sua geração. É preciso pensar que Mato Grosso, o planeta terra, tem que sobreviver a nós”.

O padre Aloir encerrou convidando todos a fazer um compromisso com São Benedito, para conservar aquilo que recebemos de herança dos nossos antepassados, do contrário, “somos realmente filhos ingratos. Então, sejamos humildes, façamos um exame de consciência e mudemos nossas atitudes”. Para finalizar, ele recordou a fala do Bispo Dom Milton na celebração do primeiro dia de tríduo, “não são as palavras que vão nos salvar, são nossos gestos. Vamos fazer diferente, em paz e com justiça”.

A Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais do Estado, arrasta multidões não só nas missas das madrugadas como também nas quermesses e apresentações que são realizadas a noite, a partir das 19 horas. Por isso, uma vasta programação marca os quatro dias de festividades, que encerra no domingo (1º/7).

Nesta sexta, a animação da noite ficará por conta do Grupo Sedusamba, To Pop Som (Lambadão), Junior e Nando, assim como diversas baracas de comidas típicas cuiabanas, quitutes e guloseimas.


DEVOÇÃO – Entre os milhares de devotos a São Benedito que
acompanharam a missa desta quinta, está a dona Gudula Santos Silva e seu neto Vitor Santos. Há mais de 20 anos comparece às missas das terças-feiras de madrugada e não perde nenhum dia de Festa. Segundo ela, essa devoção vem das graças recebidas. “Todas as vezes que recorri ao glorioso São Benedito, ele me atendeu. Então, estar presente em sua festa é uma forma de retribuir”.
Já a devota Lucila Garcia Duarte, que foi levada à missa pela sua filha Laura Garcia, disse que há 40 anos fez o propósito de servir na cozinha de São Benedito, promessa que tem cumprido deste então. “Pedi uma graça e fui atendida, por isso sirvo com muito carinho a São Benedito”.


Veja mais fotos