quarta-feira, 4 de julho de 2018

Procissão da Festa de São Benedito leva milhares de devotos às ruas de Cuiabá

Milhares de fiéis e devotos participaram da procissão que encerrou a programação litúrgica da tradicional festa de São Benedito de 2018. Realizada no domingo, dia 1º de julho, a procissão de luz começou às 17 horas saindo da Paróquia do Rosário e São Bendito e seguindo em direção a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) até a sede da Polícia Federal, retornando para o pátio da Igreja, onde aconteceu a benção final.

Adultos, idosos e crianças participaram deste momento de imensa fé, seja para pagar processa, orar, agradecer ou fazer outro pedido ao Santo. No meio da multidão era possível avistar pessoas descalças, carregando uma imagem de São Benedito, uma enorme vela, com terço na mão e outros símbolos da promessa a ser paga.

De família de festeiros de São Bendito, Rosângela Garcia estava na procissão com sua neta Melissa vestida de anjo para agradecer a graça recebida. “Minha neta estava com um problema de saúde e pedi a São Bendito a sua cura. Este ano a minha neta Melissa é festeira de promessa”.

Para muitos, a devoção a São Benedito não tem explicação e por vezes passa de pai para filho e assim sucessivamente. Famílias inteiras se fez presente na procissão que, no cair da noite, foi iluminada por velas que as pessoas carregavam. Encerrada a caminhada, as pessoas ainda aguardaram tranquilamente na fila para tocar na imagem do Santo.

Também participaram da procissão o rei Niuan Ribeiro, a rainha Cecília Fortes, os seis festeiros titulares e os 16 festeiros de promessa, bem como a equipe de liturgia, ministros de eucaristia, acólitos, coroinhas, padres e representantes das 20 comunidades que integram a Paróquia do Rosário e São Benedito.

FESTA – Durante os quatro dias de Festa, de 28 de junho a 1º de julho, além das tradicionais missas da madrugada e chá com bolo, a noite o público assistiu a várias apresentações culturais, dois shows nacionais e apreciou a feira gastronômica com diversos pratos típicos.