segunda-feira, 3 de julho de 2017

Dom Milton celebra Santa Missa no encerramento do Tríduo de São Benedito

Uma missa às 5 horas da madrugada, no largo da Paróquia do Rosário e São Benedito, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos, e co-celebrada pelo pároco Marco Antonio e pelos padres Miguel Wetternick e José Jomer, no domingo (02), marcou o 4º dia do Tríduo de São Benedito. Além da Santa Missa, os festeiros e organizadores fizeram homenagens aos parceiros da Festa de São Benedito 2017, com a entrega de dois livretos, um com o memorial da festa deste ano e outro com a história da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Dom Milton Santos, na homilia, discorreu sobre o evangelho de Mt 16, 13-19. Segundo ele, Pedro foi o primeiro discípulo a proclamar a fé, e Paulo, o senhor das nações. O arcebispo falou da festa e do tema ´São Benedito, proteja os biomas em defesa da vida´. Segundo ele, a Festa de São Benedito começou a muito tempo. Dom Milton disse que para conhecer uma pessoa não basta olhar só para ela. “É preciso prestar atenção no grupo que ela pertence.  E São Benedito pertenceu a Irmandade São Francisco de Assis. Sua humildade, seu serviço, sua fraternidade são exemplos para nos inspirar em defesa da vida”.

Numa alusão ao tema da Festa de São Benedito 2017, o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos, recordou que a história conta que um cacique indígena, ao ser questionado sobre quanto custa o ar, “respondeu que ninguém pode comprar o que não possui”. Conforme Dom Milton, “não podemos vender o que não possuímos, o que não é nosso. A água é para todos, o ar é para todos e São Benedito nos aponta esse cuidado com a natureza, que deve começar dentro de casa, na escola”.

A mãe terra – conforme Dom Milton – nos ensina a sermos humanos, a sermos solidários, fraternos. “Nós somos uma comunhão e essa festa de São Benedito enche todos nós e mostra a necessidade de termos uma atenção solidária. É preciso ter atitude solidária, fraterna com a mãe terra, porque a nossa vida depende da saúde da natureza”, disse.

Segundo o arcebispo de Cuiabá, “estamos numa casa comum, e essa casa precisa estar limpa, sadia. O gesto que fizemos no início da celebração, de um irmão colocar a mão no ombro do outro ao seu lado, foi para mostrar que um precisa do outro. Que São Benedito, nosso padroeiro, seja nosso modelo. Vamos tratar a natureza como mãe, mãe terra”, completou.

A festa de São Benedito teve início na quinta-feira (28), com missa na madrugada e prosseguiu até domingo (02). Este ano, o rei foi Gabriel Guedes e a rainha, Enir Gonçalves Silva Moreira. Depois da Santa Missa, foi anunciado o rei e a rainha, responsáveis pela organização dos festejos de 2018: Niuam Ribeiro Roberto, vice-prefeito de Cuiabá, como rei, e Cecília Fortes, como rainha. Eles são eleitos pela Irmandade de São Benedito e passam a fazer, tão logo termine a festa do ano, promoções e conquista de apoio para o custeio da festa.

“É uma honra muito grande para mim, enquanto cuiabano, ser escolhido rei da festa tradicional de São Benedito. Vou me dedicar ao máximo para justificar o título e fazer uma grande festa, como a deste ano, para os fiéis e devotos de São Benedito”, disse Niuam Ribeiro. A rainha 2018, Cecília Fortes, emocionada, também afirmou que recebe o cargo com muita honra. “Sou de família que sempre frequentou a Paróquia do Rosário. “Meu pai, sou filha de Antonio Modesto, que era frequentador das missas nas madrugadas. Meu tio morava ao lado da Igreja. Sempre tive essa religiosidade e repassei para os meus filhos. São Benedito que rogue e proteja todos nós”, disse.

Além do rei e rainha, também foram anunciados os demais integrantes da comissão de festeiros, como juíza de Vara, Cassyra Lúcia Vuolo, capitão do mastro, Paulo Fernando, alferes da bandeira, Julia Volpato e juizinho de Ramalhete, Heitor Magno.