segunda-feira, 3 de julho de 2017

Fé e devoção marcam a procissão da Festa de São Benedito 2017



Uma multidão de fiéis e devotos acompanhou, no final da tarde de domingo (02), a procissão da tradicional Festa de São Benedito de 2017. O sol ainda estava alto quando s fiéis saíram da Praça do Rosário em procissão pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), até o prédio da Polícia Federal e retornaram à Igreja do Rosário e São Benedito.





Os fiéis aproveitam a procissão de homenagem ao Santo Padroeiro para pagarem promessas, fazer orações, novos pedidos e agradecimentos ao santo. Como é o caso do aposentado Vanderlei Pereira. Ele conta que esteve na UTI, entre a vida e a morte. “Fiz um pedido a São Benedito. Hoje estou vivo, estou aqui. Não falho na procissão”, disse. E também da dona-de-casa Idalice Rodrigues. Ela diz que a fé “é em Deus, na Virgem Maria e no padroeiro, São Benedito”.


O Santo negro, como é conhecido pelos fiéis, ganhou grande devoção, principalmente, pelos mais humildes, especialmente no Brasil. Uma herança de fé que muitos guardam com emoção, como é o caso do aposentado Frederico London. Segundo ele, São Benedito” é o maior protetor dos pobres do Brasil”.

Este ano, a procissão, que começou às 17 horas, terminou à noite, iluminada pelas velas que os fiéis carregavam. O tamanho da devoção do cuiabano por São Benedito pôde ser medido, também, ao final da procissão, quando os fiéis e devotos, já no palco da festa, fizeram fila para tocar os pés do santo.

 A Festa de São Benedito de 2017 começou oficialmente na quinta-feira (28). Desde esse dia os moradores participaram de missas às 5h, 'chá com bolo', orações, apresentações culturais e artísticas, além de feira gastronômica com comidas típicas.

São Benedito era descendente de escravos e nascido na Itália. Muitos milagres dele praticados em vida chegaram aos ouvidos dos escravos trazidos para o Brasil. A devoção é tão grande que se tornou símbolo da religiosidade e crença dos moradores da capital. O santo negro é conhecido como 'o santo dos pobres'.