segunda-feira, 25 de junho de 2018

Festividades de São Benedito tem início nesta terça; programação inclui missa, procissão e apresentação cultural

Com alvorada de fogos, missa, levantamento do mastro e chá com bolo, tem início nesta terça-feira (26), às 5 horas da madrugada, na Paróquia do Rosário e São Benedito, as comemorações da tradicional Festa de São Benedito de 2018. Com tema “São Benedito, prova de amor a Deus e ao povo cuiabano”, este ano a Festa tem como rei Niuan Ribeiro e rainha Cecília Fortes, bem como outros seis festeiros titulares e 16 festeiros de promessa.

Durante os quatro dias de eventos, de 28 de junho a 1º de julho, além das tradicionais missas da madrugada e chá com bolo, a partir das 19 horas o público contará com apresentações culturais, show nacional e feira gastronômica com pratos típicos. Já no domingo, a programação inclui almoço, às 12 horas e procissão de luz, às 17 horas.

Para as missas das 5 horas da madrugada são aguardadas mais de 3 mil pessoas por dia e a procissão costuma reunir milhares de devotos e fiéis. São Benedito é um dos Santos mais populares do Brasil, com familias inteiras formadas por devotos, que já cumpriram inúmeras promessas a esse Santo modelo de humildade e caridade.

Em Cuiabá essa devoção não é diferente. A Festa de São Benedito é conhecida como uma festa do povo cuiabano e um dos mais importantes eventos culturais do Estado. Por isso, a edição 2018 tem uma vasta programação artística e gastronômica com várias baracas servindo comidas típicas.

De acordo com a programação cultural, na quinta-feira (28), às 19h30 tem apresentação do grupo: O Samba, a Bossa e as Novas, Banda Ellus, Ney Aroeira e Karapulsa. Na sexta (29), a animação da noite ficará por conta do Grupo Sedusamba, To Pop Som (Lambadão), Junior e Nando.

Já o sábado (30), será marcado pelas apresentações culturais do Portal dos Anjos e Grupo de Dança São Gonçalo. Na sequencia, acontece o show nacional da Orquesta de Violas e da dupla sertaneja Rico e Léo. Encerrando a noite, a Banda Scort Som.

Domingo (1º), as apresentações culturais terão início cedo. No almoço, às 11h, acontece o show da Banda Sedusamba e a partir das 19h30, a animação da noite será do Portal dos Anjos, Lambadeiros de Elite, ainda shows de Henrique, Claudinho e Pescuma e da Banda Erre Som.

Confira a programação:

26 de junho – Terça-feira
5h – Missa festiva
6h – Levantamento de mastro, com alvorada de fogos
6h15 – Chá com bolo
19h – Missa festiva
20h15 – Jantar regional no calçadão da igreja

28 de junho – Quinta-feira
1° dia do Tríduo Lema: Sem violência, somos todos irmãos
Cor litúrgica: Vermelho
19h - Feira gastronômica comidas típicas
19h30 - Apresentações culturais e shows artísticos | O Samba, a Bossa e as Novas, Banda Ellus, Ney Aroeira e Karapulsa